sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Renan, o professor da Universidade Federal Tecnologica do Paraná

 
A determinação de Renan Bastos Andrade, 25 anos, para driblar as dificuldades do "mundo surdo" é ilimitada. Graduado em Artes Visuais e próximo de concluir uma pós-graduação em Libras pelo Instituto Paranaense de Ensino, ele comemora a aprovação para lecionar na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR). Era uma vaga para dois candidatos.

Ele foi selecionado e celebra o fato de ser o único maringaense apto a ministrar aulas da disciplina nos cursos de licenciatura da instituição. O professor vai atuar no campus de Apucarana.

A felicidade de Renan vai ainda mais longe, pois a namorada, Vanderléia Custoldi, 27, surda igual a ele, também foi aprovada para o cargo, para ser docente no campus de Francisco Beltrão. Pela linguagem de sinais - interpretada para a reportagem de O Diário pela irmã dele, Aneliz Bastos Andrade de Alencar, 29 ¿ Renan afirma: "Luto bastante, sou uma pessoa responsável e planejo o futuro. O fato de ser surdo não me limita e não quero que façam nada por mim".

Ele explica que os cursos de licenciatura passaram a contar com a disciplina de Libras na grade curricular por meio de lei aprovada em 2006. "É obrigatório, o que é importante, pois esses futuros professores estarão qualificados para se comunicar com os surdos e aptos a usar a linguagem de sinais", destaca.

Agora, Renan aguarda ser chamado para o início das aulas em Apucarana. Enquanto espera, corre contra o tempo para elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da pós-graduação, que termina em abril. "Já penso em um mestrado", adianta.

Nenhum comentário: