terça-feira, 7 de maio de 2013

Tecnologia assistiva – Libras pelo celular


A Microsoft inaugurou na semana passada, dia 17, em São Paulo o MTC (Microsoft Technology Center), o primeiro centro de tecnologia da empresa aqui no Brasil, que já existe em outros 17 países. Ao todo serão investidos no laboratório R$ 18 milhões para estimular a criação de startups no mercado de tecnologia.
Eu ainda acho que hoje a melhor tecnologia para comunicação entre surdos através do celular é o FaceTime do iPhone 4, a vídeo-chamada facilita muito a comunicação, porém só é possível entre duas pessoas que sabem língua de sinais.
Um dos projetos que já está presente no MTC, é o softwarePro Deaf, que traduz textos e voz para língua de sinais e também de Libras para voz utilizando a tecnologia do Kinect.
A previsão é de que a tecnologia esteja disponível para as pessoas daqui a dois anos, apesar disso, acho que o maior motivo a ser comemorado é que o projeto está sendo desenvolvido inteiramente aqui no Brasil e foi criado por alunos da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).
O vídeo abaixo é do programa Hoje em Dia da Rede Record, e mostra um pouco o funcionamento de algumas tecnologias assistivas, e conta com a Rebeca Nemer como intérprete durante o programa.
Vale a pena assistir..

Nenhum comentário: